César Di grande artista brasileiro!!!

Acompanhe a trajetória do Cantor, Compositor, Escritor e Poeta mineiro César Di. Um pensador moderno e irreverente que vem conquistando uma legião de fãs em todo Brasil e incendiando as idéias de um público cada vez maior com sua MPB - ROCK - POESIA.

domingo, 31 de maio de 2009

Curiosidades sobre César Di (Fantástica Entrevista concedida aos alunos do Projeto "Cantando Idéias")


As perguntas à seguir foram feitas ao músico César Di pelos alunos do colégio “Sônia Maria” localizado no JD. Jacira em Itapecerica da Serra/São Paulo. Foram enviadas ao músico através do orkut quando estavam trabalhando com o Projeto “Cantando idéias”. Aqui foram colocadas apenas algumas das centenas recebidas!!!!

OBS: É interessante notar que as perguntas à seguir são tão abrangentes, inteligentes e bem embasadas que chegam a fazer inveja à muitos jornalistas!!!
*************************************************************************************

1 - Oi César!! gostaria de te fazer uma pergunta! essa bandana tem um significado especial pra vc ????percebi que vc está sempre com ela !qual é seu significado?????bjussssssssssssssssss

R:Sobre a bandana, quando comecei usá-la, ela funcionava simpelsmente como um prendedor de cabelos...rsrs... mas depois ela se tornou sagrada prá mim. Sem ela me sinto como se estivesse sem roupas... Com ela me sinto completo e com poderes especiais para realizar meu trabalho plenamente!!!
Bjãoooo...
*************************************************************************************

2 - Ouvindo suas musicas percebi que todas tem o objetivo de nos fazer refletir gostei muito da musica SOS mas não entendi muito bem. Qual é o objetivo dela?????

R: Olha, realmente quero sim que minhas letras provoquem uma certa inquietude e que convidem as pessoas a pensar, refletir... Espero que tragam além de diversão e alegria(que são fundamentais) também possibilidades de edificação do ser humano!!!! E espero que possam ajudar as pessoas de alguma forma a crescerem na vida...
E a Canção S.O.S está nesta mesma linha, como já diz o refrão: “Eu sou um revolucionário, incendiário, eu vou te bombardear, Eu sou um terror, eu sou o amor quero ver você pensar”.
Meu objetivo é fazer com que quem esteja ouvindo a música sinta-se desconfortável o bastante para começar a refletir sobre a sua vida. Daí as citações revolucionário, incendiário, terrorista, amor... entendeu? Eu sou um incendiário de idéias, um terrorista contra a inércia, um revolucionário contra a apatia... Eu sou amor, porque o amor cuida e não quer ver ninguém parado enquanto a vida está passando e muitos ainda não tomaram suas rédeas, são levados ao sabor do vento e da boa vontade de outros...
A canção se chama S.O.S porque é uma forma de pedido de socorro a um ser extraterrestre. Alô, Alô, meu amigo Marciano...
Na verdade é também um certo desabafo, porque a gente está vendo nos veículos de comunicação muitos artistas que não trazem nada em suas obras que possam ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas, maquiam a realidade e acham que só por trazerem alegria ao povo podem dormir com a consciência tranqüila.
Então estou pedindo na música, à este meu “suposto” amigo marciano que mande pra gente um disco voador cheio de poesia, de idéia e atitude,... pra que possa enriquecer um pouco mais o nosso conteúdo.
E que traga também bastante energia pro cérebro da nossa juventude, porque é no cérebro e não nos músculos bombados nas academias que se encontra o caminho para a nossa felicidade, para a resolução de nossos problemas e para o nosso crescimento como ser humano. Não adianta nada ser forte igual um jumento, porque como sabemos jumento não usa o cérebro, usa seus músculos pra transportar em seu lombo a carga de alguém...
Acho que já está bom, né?rsrs...
Bjãoooo...
*************************************************************************************

3 - Olá!! 'Nossa vc "lutou" bastante pra chegar ate onde vc chegou né?? Vc disse q sua família e alguns amigos ñ acreditavam no seu sucesso, e como foi quando eles viram q vc tinha uma carreira construída e começou a fazer sucesso qual foi a reação deles?? Ah e eu tbm gostaria de saber qual foi a primeira musica q vc compôs onde foi o seu primeiro show e qual foi a sua reação no palco (se vc se sentiu "alegre" ou ficou envergonhado).....
Ah + uma coisinha.....E o seu primo Romildo tem alguma banda e ele é "famoso"?'

Vc ñ se incomoda de "nós" estarmos fazendo tantas perguntas a vc?rsrsrsrsrsrss....Nós iremos ao seu show no dia 11/04/09...eu confesso que estou anciosa para te conhecer pessoalmente..vc aparenta ser um "cara" muito simpatico..e etc....
Bjo!!!

R: Olha, realmente a batalha sempre foi grande sim, mas valeu A pena!!!
Na verdade sobre algumas pessoas da minha família não acreditarem no meu trabalho, acho que eles não fizeram por mal. Não foi porque eles queriam me humilhar ou porque não gostavam de mim... Acho que eles achavam que era impossível porque sabiam que é muito difícil ser um artista de sucesso... e eles são pessoas muito simples e de uma realidade muito distante da arte, entende? E também acho que não conheciam e nem poderiam imaginar o tamanho da minha força de vontade e da minha disciplina.
São pessoas que tem muitos limites e consequentemente possuem uma visão bastante limitada das coisas e da vida, mas são gente muito boa. Hoje já me entendem melhor e são muito carinhosos comigo.

Sobre a primeira música que compus. Na verdade foi uma paródia que fiz de uma música sertaneja muito conhecida. Na minha versão se chamou: “É Jesus”.
Peguei a melodia da música conhecida e coloquei uma letra minha falando sobre Jesus Cristo.

Sobre meu primeiro show, como amador foi quando eu era ainda pré adolescente, foi lá no sertão de Minas Gerais num lugar chamado São Tomé. E como profissional eu não me lembro direito, mas foi aqui em São Paulo. Isto eu tenho certeza. Mas no começo da minha carreira já aconteceram muitas coisas comigo no palco.
Inclusive já aconteceu(bem no começinho, antes do meu primeiro CD) de fazer uma apresentação onde eu ia cantar quatro músicas. Eu, por medo, insegurança, deficiências no som... errei as letras das quatro músicas mas dei sorte porque conseguia balbuciar qualquer coisa como se estivesse cantando corretamente e consegui sair vivo do palco... rsrsrsrs...

Sobre o meu Primo Romildo, hoje ele mora em Goiás, está gravando um CD... e pelo que sei está buscando seu lugar ao sol!!!

E sobre as perguntas que respondo, na verdade estou muito feliz com o trabalho que vocês estão realizando e tenho o maior prazer em responder à todos. Às vezes atraso um pouco mas sempre respondo...
Prá mim é maravilhoso ver que o meu trabalho está encontrando público, está mexendo com as pessoas... e é mais maravilhoso ainda poder encontrar pessoas tão especiais e tão simpáticas assim como você. Tenho certeza que este show será inesquecível pra mim!!!!
*************************************************************************************

4 - uma musica muito curiosa sua é "Lobsomem psicodelico"....
Me fala um pouco sobre essa musica eu achei ela um pouco "complicada" ñ consegui compreender direito...O que vc pensou ou quis mostrar ao faze-la...
BjoO!!

R: Olha, sobre a música "Lobsomem psicodélico"... Pensei no primeiro momento em homenagear alguns artistas da década de 50. Época em que surgiu o Rock’n Rool nos Estados Unidos. Fiz a melodia e o ritmo parecidos com uma canção(Maybellene.) de um grande artista desta época chamado Chuck Berry.
E a letra conta a história de um cara que usava drogas como o LSD, e gostava de sair à noite porque gostava das cores das luzes da cidade. Era um cara que gostava da magia e estudava sobre isto. E por ser um cara que possuía bastante pelos pelo corpo ganhou o apelido de “Lobsomem Psicodélico”.
*************************************************************************************

5 – nussa que legal !!foi dificil mas graças a deus deu tudo certo!! mas me conta como acabou a banda e o porque se puder é claro ??? que legal !mas me conta onde foi seu primeiro grande show ?e qual foi a sençação de subir no palco pela primeira vez??? !!

R: Oii Lilian!!!
Olha, a banda acabou porque todos os outros integrantes desistiram... acho que não acreditavam que poderia dar certo. Vc sabe com é, todo mundo quer conquistar alguma coisa, mas pagar o preço poucas pessoas conseguem...
Assim resolvi pagar o preço sozinho e estou aí trabalhando... Vejo hoje que valeu a pena!!!

Sobre os meus primeiros shows, foi um pouco difícil prá mim... eu era um pouco tímido, inseguro e muitas vezes esquecia as letras das músicas...rsrs... mas prossegui e agora já estou fazendo direitinho...rsrs..
Bjãoooooooo... prá vc, Senhorita!!!
*************************************************************************************

6 – É muito linda essa sua música prisma do teu olhar, vc fez ela pensado no que ?
qual foi o motivo de fazer ela?

R: Olha, Eu fiz a música: "O Prisma do teu Olhar" por causa de uma experiência que passei. Foi um momento de uma descoberta prá mim, e eu tive esta revelação por causa de um par de olhos enfeitiçadores!!!rsrs...
Na verdade é também uma homenagem e uma veneração ao olhar Feminino que é sempre uma coisa mais do que sagrada. É lindo, enigmático, sensual, restaurador, instigante, provocante, inteligente, sensível, enfim... maravilhoso...
A mulher é o que há de mais belo e mais perfeito na natureza!!!
Bjãooooooo... pra vc!!!
*************************************************************************************

7 - Obrigado0oo.. Pela sua maneira de kerer agradar a todos... Seu jeitoo me encanta Então vamos começar??
Como vc conseguiu progredir tanto ???
Qual á musica q vc mais gosta de cantar??
Vc Quer ser + famoso do q já é ?
Por enkanto é só issoo.. Meu anjoo adoreii seu recadinho ..
Até breve!!
0B: Fikei sabendo q vo num show seu então vou te conheçer pessoalmente talvez vai ser dia 11 de abril a prof° elizangela falou !! Eu to muito ansiosa pq teu carisma me encanta...
Bjoss..♥_♥

R: Oi Moça!!!
Olha, antes de qualquer coisa quero dizer que vc é muiiito simpática!! Muito obrigado por seu carinho!!!! Vc é maravilhosa!!!
Sobre meu progresso, posso dizer pra vc que a batalha foi grande. Não economizei e não economizo trabalho, persistência, dedicação, disciplina e muita vontade de ver meu trabalho cada vez mais reconhecido!!

Sobre a música que mais gosto, na verdade cada uma tem um sentido especial pra mim. Cada uma é única e tem seu lugar em meu coração. Elas são como filhos pra mim e eu tenho um carinho especial por cada uma.

Sobre ser famoso, na verdade eu não tenho trabalhado com a prioridade de fazer fama. Tenho trabalhado no sentido de me consolidar como um novo artista, alguém com relevância, uma nova ideologia, uma nova proposta, uma nova filosofia dentro do mercado fonográfico. Acho que fama pra mim tem que ser conseqüência de um trabalho bem feito, fama só mesmo pela fama não me atrai. Quero que as pessoas conheçam e respeitem meu trabalho. Neste sentido tenho trabalhado pra levar minha mensagem ao máximo de pessoas possíveis. E acho que ainda vamos atingir muiiiita gente.

E espero sim, que possamos fazer este show, porque tenho certeza que será muito especial e inesquecível pra mim. E será maravilhoso poder ter vc por lá e poder encontra-la pessoalmente!!!
Bjãooooooo... pra vc!!
*************************************************************************************

8 - Olá boa noite César, quero dizer que seu trabalho é ótimo parabéns!
Mas eu queria que você contasse um pouco pra mim sobre as dificuldades que você enfrentou para chegar até onde você chegou? no começo você sofreu algum tipo de preconceito?
bjus

R: Olá Mary!!
Muito obrigado pelo carinho!!!!
Que bom que vc está curtindo o trabalho!!!

Olha, realmente a batalha sempre foi grande sim, mas valeu A pena!!!
Sofri sim bastante no começo. Muitas pessoas (inclusive da minha família) torciam o nariz e não acreditavam em mim.
Mas acho que eles não fizeram por mal. Não foi porque eles queriam me humilhar ou porque não gostavam de mim... Acho que eles achavam que era impossível porque sabiam que é muito difícil ser um artista de sucesso... e eles são pessoas muito simples e de uma realidade muito distante da arte, entende? E também acho que não conheciam e nem poderiam imaginar o tamanho da minha força de vontade e da minha disciplina.
São pessoas que tem muitos limites e consequentemente possuem uma visão bastante limitada das coisas e da vida, mas são gente muito boa. Hoje já me entendem melhor e são muito carinhosos comigo.
Bjãooooo... prá vc!!
*************************************************************************************

9 – beleza, vc se inspira no que para compor suas musicas?

R: Minhas letras nascem de minhas experiências pessoais, minha vivência , minhas perguntas e minhas respostas, de minhas leituras, minhas pesquisas e de minha busca pessoal em direção ao desconhecido!!!!
*************************************************************************************

10 - Oii tudo Bem?
vc faz essas músicas já faz quanto tempo???

R: Por aqui tá tudo beleza!! Espero que esteja tuudo certinho com vc também!!!!
Olha, eu comecei a compor quando eu tinha mais ou menos uns 15 anos de idade, mas compunha músicas românticas ou de cunho cristão... só depois dos meus 24 anos é que comecei a compor canções como estas que trabalho hoje...
*************************************************************************************

11 - Oi César como vai, me manda por favor a letra da musica
'enigma da rosa', pois gostaria de dar uma analisada.........
bjssssssss

R: Como nasce a rosa e se desabrocha?
Mistérios, mistérios...
Rosa, natureza tempo, vento
Convento de dor
Enquanto persiste a ânsia de ganância
Há miséria espalhada na flor
Onde alguns procuraram
E já não encontraram o amor
Tudo se mostra obscuro
Envolto em mistério
E está tão claro
Tão claro que ofuscam
Seus olhos confusos
Que os fazem ver;
Flores onde há concreto
Animais onde há cimento
Justiça onde há pobreza
Em crescimento
Progresso onde há miséria
Comunhão na desigualdade
Integração onde há pessoas
No esquecimento.
*************************************************************************************

12 - Oiie td bem? esperO ke sim ?
então gOstariiaH de saber qual fOii seu priimeiro cd
e pk escOlheu essa carreiraH bjOs e tenhaH umaH OtiimaH noiteH

R: Olá Moça!!!
Por aqui tá tudo beleza!!! Espero que esteja tuuudo beleza com vc também!!!
Olha, o meu primeiro CD chama-se: Parceria. Eu gravei com um amigo em 2001.
Sobre ser artista, eu decidi que queria porque em primeiro lugar eu gostava e gosto muito disso e também porque achei que eu poderia fazer bem feito.
Bjãooooooo... pra vc!!
*************************************************************************************

13 - fala ai César essa foto do seu perfil é a sua cachorrinha de estimação? eu tenho um da mesma raça, da um trabalho... ela te acompanha nos shows? rsrsrsrs

R: Olá Rapaz!!!!
Olha, este é meu cachorrinho Spyke e eu ainda não o levei aos shows... mas quero levá-lo sim porque ele adora músicas, passa horas me ouvindo tocar em casa!!!
*************************************************************************************

14 - td bem?...
deixa eu ti perguntar...oq ti inspira pra fazer essas musicas?? oq vc realmente pensa sobre td q esta acontecendo com o nosso mundo??? quando vc está nos palcos oq vem na sua mente??
vc tem quantos anos??
é casado??
desculpa ta fazendo essas perguntas mas quero muito saber mais de vc...rsrsr
bjos!!

R: Sobre as inspirações para fazer minhas músicas...
Minhas letras nascem de minhas experiências pessoais, minha vivência , minhas perguntas e minhas respostas, de minhas leituras, minhas pesquisas e de minha busca pessoal em direção ao desconhecido!!!!
Sou influenciado pela Literatura, a Natureza, o Ar, as energias Positivas, as Pessoas, O Autoconhecimento, a Mulher, a Magia, a Prosperidade... enfim, pela vida!!!!!!

Sobre o que eu penso do que está acontecendo com o nosso mundo...
Olha, eu acho que o mundo melhorou e está melhorando a cada dia. Conheço um pouco da história do mundo. Já li sobre os Gregos, os Egípcios, os Romanos e muitos outros povos e outras civilizações... E a conclusão que chego é que tudo está caminhando para a revelação, para a superação dos mitos, dos medos... hoje todos podem saber de tudo, a informação e o conhecimento estão disponíveis e acessíveis.
Hoje viver e ser feliz depende muito mais de você do que antes. Se você quiser você pode ter acesso a uma quantidade de conhecimento que antes você jamais poderia ter. Com isso acho que você tem mais chances de se tornar sábia(se você quiser). Ou também pode escolher o outro caminho(se você quiser)....entende?
Hoje você tem o “Se você quiser”, com milhões de vezes mais facilidade do que em outras épocas e outras civilizações tiveram. Portanto hoje, você querendo, você tem mais chances de crescer como ser humano e mais chances de ser feliz!!!!!

Sobre o que eu penso quando estou no palco...
Olha, estar no palco pra mim é como fazer amor, é me entregar, me doar e receber de volta o carinho e a entrega do público. Estar no palco é uma transa espiritual com o público É maravilhoso vc poder ficar nu na frente da pessoa que vc vai se entregar e não se sentir vergonha e mais maravilhoso ainda é ver a entrega da pessoa com a qual vc teve o privilégio de ficar tão próximo e tão íntimo. O palco é isso, uma troca, uma entrega, uma transa, o amor, o gozo, o prazer... o clímax!!!!!!
*************************************************************************************

15 - Quando vc achou que era hora te decidir sua vida?
Vc tinha em mente outras profissões?

R: olha, eu fui uma pessoa que tive muitos problemas quanto a tomar as rédeas de minha vida. Era muito indeciso, inseguro, tinha muitos medos, muitas dúvidas, muitos dilemas internos e muitos conflitos psicológicos. Era fraco emocionalmente e ainda tinha um problema crônico de dificuldade financeira...
Já trabalhei com muitas coisas. Primeiro fui roceiro no sertão de Minas Gerais: plantava, capinava, roçava, cuidava de Gado e de tudo que envolve a vida do homem do campo, Depois que me mudei da roça trabalhei como açougueiro, ajudante de pedreiro, ajudante geral, pedreiro, pintor, Eletricista, azulejista, construtor de casas em geral, vendedor de livros, vendedor de cartões telefônicos, motorista, instalador e montador de dutos de ar condicionado, cantei na noite, dei aulas de violão e algumas coisitas mais que não me lembro agora...rsrs...
Mas tive uma grande vantagem. Comecei a ler muito e me apaixonei pela leitura(tanto que até editei alguns escritos meus em três livros e ainda montei um Centro Cultural que chegou a ter mais de cinco mil exemplares de livros... tudo de graça pra população), voltei a estudar depois de um tempo parado, terminei o terceiro colegial, montei um projeto pra minha vida e aí tomei a decisão de partir em busca do meu objetivo: Ser um artista de Prestígio...
Mas daí até conseguir lapidar o meu talento, até criar tudo que é necessário para ser um artista pronto e de um valor realmente considerável e chegar a chamar a atenção de um número considerável de pessoas... a luta foi muiiiiiiiiito grande!!!
*************************************************************************************

16 - Oiiee td bem com vc??
lembra dii mim?
então passeeii aqui pra tii fazer varias perguntass..
ii por favor queroO respostas ok..
entãoo..
primeiro querO saber sii
1º vc é casadO?
2º Você tem filho?
3º seu nome é cesar mesmO ou é so nome artistico?
4ºVoce qii compoe as suas musicas?
5º antes de começar a cantar vc fazia oq?
6º vOce gosta dii cantar ou faz issuu por qii tem qii fazerr..rsrs
7º Você tem msn??
8º vx ja fez alguma show mais fora do brasil?

Bom é issuu Por enquanto
vx vai cansar dii miM...rsrs brinkadeiraa...

Bom tenha um bom FinaL dii semana ok..
beijão fik com Deuss...

R: Olha, vou tentar responder as suas perguntas, tá bom?!!!! Respondo um pouco e depois respondo o restante, tá?!!...rsrsrs...
Meu nome de registro é Noé César dos Reis.
Todas as músicas são compostas por mim mesmo e eu decidi trabalhar com música porque gosto muiiito e também porque achei que eu poderia fazer bem feito...

E eu ainda não fui tocar fora do Brasil. Recebi um convite para fazer alguns shows nos Estados Unidos mas não foi possível de ir.
*************************************************************************************

17 - oi tudo bem?
qual foi o motivo de vc escolher este estilo de músicas?

R: Quando eu tomei consciência que eu estaria entrando na música profissional, quando vi que realmente já não ia ter mais volta, a primeira coisa que fiz foi fazer um pacto comigo mesmo. Escrevi num papel e guardei, pra que me servisse como um eterno lembrete. Vou colocar aqui o que eu escrevi:
“Quero ser reconhecido pelo meu talento e pelo meu trabalho. E vou trabalhar com uma música de boa qualidade, que tenha apelo popular e comercial mas sem ser vulgar, para que sirva para levar às pessoas além de alegria, também: educação, esperança, sonhos... Esta é uma causa minha, tenho que fazer uma música diferente”.
Por aí você vê não é?!!!... quero sim que minhas letras provoquem uma certa inquietude e que convidem as pessoas a pensar, refletir... Espero que tragam além de diversão e alegria(que são fundamentais) também possibilidades de edificação do ser humano!!!! E espero que possam ajudar as pessoas de alguma forma a crescerem na vida... Sendo assim, acho que estou dando minha pequena contribuição para uma melhora do mundo, me sinto útil e feliz por ter uma causa pela qual eu possa contribuir para minha evolução e pela evolução das outras pessoas!!!!
Acho que se eu vencesse e me tornasse um milionário da música(fazendo outro tipo de letra) e pudesse com o meu dinheiro contribuir para matar a fome no mundo, mesmo assim eu não seria tão feliz, se minha música não estivesse contribuindo para o crescimento e evolução destas pessoas!!!! Acho que podemos ajudar as pessoas a descobrirem a origem de seus problemas, para que assim elas mesmas possam procurar resolvê-los pelos seus próprios métodos!!!! Eu Não sou um intelectual, eu não sou um letrado, não sou professor e não quero ser mestre de ninguém, minha luta é pra que eu me torne mestre de mim mesmo e que assim possa ser também com as outras pessoas. Que elas possam perceber o quanto é possível de se melhorar, crescer, evoluir... antes de acharem que toda a culpa pelos seus problemas estão só nos outros, no Padre, no Pastor, no governo, no sistema, no mercado, na putaria, no puritanismo ou em qualquer outra coisa. Vamos assumir nossos problemas e lutar para nossa própria evolução!!!!
Não estou querendo dizer que não existam os problemas sociais, políticos, estruturais... claro que existem, mas o que eu quero dizer é que podemos sim, apesar de tudo melhorar muito a nossa vida e o mundo que nos rodeia!!!
Mas só que tem uma coisa. Eu não sou um fissurado, que fico o tempo todo com este discurso chato, entendeu?!!!!!... rsrs... Todos nós temos que ser felizes, a vida é boa pra ser vivida. Temos sim, que ter consciência das coisas mas não podemos deixar de ser alegres, simpáticos, corteses, felizes enfim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!
Grande abraço.

César Di.